4 tecnologias que vão revolucionar o varejo até 2020

Nada vai revolucionar o varejo mais que a tecnologia. Ali\\u00e1s, essa revolu\\u00e7\\u00e3o j\\u00e1 vem acontecendo e tende a se aprofundar ainda mais nos pr\\u00f3ximos anos. Ela \\u00e9 o que chamamos de transforma\\u00e7\\u00e3o digital, e tem no mercado varejista seu maior expoente no Brasil.

Pensando nisso, resolvemos trazer cinco grandes tend\\u00eancias que prometem revolucionar o varejo at\\u00e9 2020. Continue lendo para entender quais s\\u00e3o elas e ver alguns exemplos de aplica\\u00e7\\u00e3o que j\\u00e1 est\\u00e3o sendo testados ou que s\\u00e3o apostas dos especialistas!

Tecnologias que v\\u00e3o revolucionar o varejo at\\u00e9 2020:

1. Intelig\\u00eancia Artificial

A Intelig\\u00eancia Artificial (IA) \\u00e9 uma tend\\u00eancia crescente na maioria das ind\\u00fastrias no momento, e \\u00e9 f\\u00e1cil perceber o por qu\\u00ea. As combina\\u00e7\\u00f5es de ferramentas, sistemas e m\\u00e9todos contemplados neste conceito podem processar dados com muito mais efici\\u00eancia do que qualquer humano poderia.

Quando isso \\u00e9 combinado com o aprendizado de m\\u00e1quina e outras tecnologias emergentes, pode permitir acessar insights muito mais profundos do que era poss\\u00edvel anteriormente.

Para os varejistas, isso significa que eles poder\\u00e3o descobrir novas maneiras de otimizar seus locais f\\u00edsicos para aumentar a receita e o lucro geral. Todos n\\u00f3s estamos familiarizados com ideias como fazer compras por impulso, mas a IA nos permitir\\u00e1 levar isso muito mais a fundo.

Por exemplo, voc\\u00ea poder\\u00e1 testar e variar fatores como ilumina\\u00e7\\u00e3o, temperatura, m\\u00fasica de fundo, layout da loja e muito mais para encontrar novas efici\\u00eancias e aproveitar ao m\\u00e1ximo seus im\\u00f3veis.

Uma aplica\\u00e7\\u00e3o de Intelig\\u00eancia artificial no varejo

\\u00c0 medida que os consumidores se acostumam cada vez mais a usar as tecnologias de voz como parte rotineira da vida, os varejistas poder\\u00e3o aproveitar o espa\\u00e7o crescente para se posicionar como um fornecedor de escolha na internet.

A chamada \\u201cVoz SEO\\u201d vai se tornar uma coisa, e os varejistas v\\u00e3o batalhar para chegar ao topo. Imagine como seria poderoso ser apresentado em primeiro quando algu\\u00e9m perguntasse: \\u201cOk Google, onde posso obter um novo computador?\\u201d

Com isso, por\\u00e9m, vem outro desafio. Os varejistas online se acostumaram a competir com gigantes da internet como Amazon e Google, mas se as pessoas se voltarem para a pesquisa por voz, essa competi\\u00e7\\u00e3o ser\\u00e1 exacerbada. Afinal, a Amazon e o Google tamb\\u00e9m s\\u00e3o os dois maiores provedores de assistentes dom\\u00e9sticos.

Portanto, \\u00e9 preciso investir em plataformas e criar estrat\\u00e9gias t\\u00e3o potentes quanto a dos maiores players do mercado. A boa not\\u00edcia \\u00e9 que a tecnologia est\\u00e1 cada vez mais acess\\u00edvel e f\\u00e1cil de implementar, basta come\\u00e7ar a pesquisar e a projetar desde j\\u00e1.

2. Internet das Coisas

No varejo, a \\u201cInternet das Coisas\\u201d (Internet of Things \\u2013 IoT) \\u00e9 a tecnologia que vai impulsionar experi\\u00eancias omnichannel verdadeiramente conectadas. \\u00c9 a tecnologia que conecta o celular de um cliente a uma vitrine de loja, o tablet de um assistente de vendas a um site de com\\u00e9rcio eletr\\u00f4nico, uma etiqueta de vestu\\u00e1rio RFID a um vesti\\u00e1rio inteligente, e assim por diante.

A IoT \\u00e9 a rela\\u00e7\\u00e3o entre o aproveitamento de volumes detalhados de dados de clientes e a capacidade de criar programas de CRM altamente diferenciados. \\u00c9 tamb\\u00e9m a tecnologia que est\\u00e1 transformando a maneira como os varejistas localizam e rastreiam suas a\\u00e7\\u00f5es para uma precis\\u00e3o de quase 100%.

Uma aplica\\u00e7\\u00e3o de Internet das Coisas no varejo

A rota para comprar est\\u00e1 se tornando cada vez mais curta. As lojas f\\u00edsicas da Amazon provavelmente demonstrar\\u00e3o o processo de transa\\u00e7\\u00e3o mais sem atrito da hist\\u00f3ria. Com o Amazon Go, os clientes poder\\u00e3o colocar itens em suas cestas e simplesmente sair da loja quando terminarem de \\u2018fazer compras\\u2019.

A tecnologia RFID \\u00e9 uma das principais tecnologias por tr\\u00e1s do Amazon Go. As etiquetas nos produtos, nas cestas e na entrada da loja s\\u00e3o lidas automaticamente pela tecnologia perif\\u00e9rica e a conta da Amazon do cliente \\u00e9 cobrada sem a necessidade de fazer fila no caixa. A mercadoria etiquetada eletronicamente tamb\\u00e9m se compromete a ser um dispositivo de preven\\u00e7\\u00e3o anti-roubo mais eficaz.

3. Big Data

Novas fontes de dados, desde arquivos de log e informa\\u00e7\\u00f5es sobre transa\\u00e7\\u00f5es at\\u00e9 dados de sensores e m\\u00e9tricas de m\\u00eddia social, apresentam novas oportunidades para as organiza\\u00e7\\u00f5es de varejo obterem valor sem precedentes e vantagem competitiva.

Do ponto de vista comercial, os varejistas v\\u00e3o precisar capacitar as pessoas para tomar decis\\u00f5es com rapidez, precis\\u00e3o e confian\\u00e7a. A \\u00fanica maneira de conseguir isso \\u00e9 aproveitar o Big Data (o volume exponencial de dados gerados, captados e compartilhados) para fazer os melhores planos e decis\\u00f5es, entender os clientes mais profundamente, descobrir tend\\u00eancias ocultas que revelam novas oportunidades e muito mais.

Uma aplica\\u00e7\\u00e3o de Big Data no varejo

A engenharia de dados pode transformar as fontes de dados do cliente na loja em uma grande vantagem competitiva para os varejistas. Os insights podem gerar vendas cruzadas, aumentar a efic\\u00e1cia da promo\\u00e7\\u00e3o e muito mais. Essas informa\\u00e7\\u00f5es podem ser obtidas de:

  • websites;
  • sistemas de ponto de venda;
  • aplicativos m\\u00f3veis;
  • sistemas de cadeia de suprimentos;
  • sensores na loja;
  • c\\u00e2meras etc.

Com a ajuda de plataformas de engenharia de dados, Business Intelligence, Analytics e outras, os varejistas omnichannel poder\\u00e3o:

  • testar e quantificar o impacto de diferentes t\\u00e1ticas de marketing e merchandising no comportamento e nas vendas do cliente;
  • usar a compra e o hist\\u00f3rico de navega\\u00e7\\u00e3o online de um cliente para identificar necessidades e interesses e, em seguida, personalizar o servi\\u00e7o na loja;
  • monitorar o comportamento do cliente na loja e direcionar ofertas oportunas para incentivar novas compras etc.

4. Blockchain

A tecnologia Blockchain \\u200b\\u200bpode impactar uma vasta gama de processos, das atividades de gest\\u00e3o da cadeia de fornecimento at\\u00e9 as vendas e servi\\u00e7os de vendas. Estas tecnologias prometem facilitar a distribui\\u00e7\\u00e3o de mercadorias e melhorar a experi\\u00eancia do usu\\u00e1rio por meio de servi\\u00e7os e dados interoper\\u00e1veis.

Na pr\\u00e1tica, estamos falando de uma tecnologia de contabilidade distribu\\u00edda. \\u00c9 como um banco de dados distribu\\u00eddo, que milh\\u00f5es de computadores (geralmente chamados de n\\u00f3s) em todo o mundo t\\u00eam acesso e est\\u00e3o constantemente atualizando.

Uma aplica\\u00e7\\u00e3o de Blockchain no varejo

A tecnologia Blockchain pode ajudar a transformar o back-end dos neg\\u00f3cios de varejo. Os contratos inteligentes, que verificam digitalmente uma a\\u00e7\\u00e3o nas plataformas de Blockchain e n\\u00e3o podem ser adulterados por terceiros, prometem melhorar a efici\\u00eancia dos funcion\\u00e1rios e agilizar os processos de RH.

A digitaliza\\u00e7\\u00e3o de tarefas repetitivas como folha de pagamento fornece \\u00e0s equipes resultados mais r\\u00e1pidos e precisos, permitindo que se concentrem em fun\\u00e7\\u00f5es mais estrat\\u00e9gicas (ou humanas, por assim dizer), como expandir sua rede de vendas, investir mais em seus relacionamentos com clientes e conhecer novas fornecedores.

Fonte: Compex

Voc\\u00ea est\\u00e1 preparado para as tecnologias que v\\u00e3o revolucionar o varejo at\\u00e9 2020? Gostou dos exemplos que citamos aqui? Deixe seu coment\\u00e1rio!

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