Varejo 4.0: A reinvenção do varejo na era digital

Os avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos dos \u00faltimos anos e o cen\u00e1rio econ\u00f4mico mundial mudaram a forma de comunicar, vender e consumir. Essa nova fase do Com\u00e9rcio tem uma propor\u00e7\u00e3o gigantesca e o que assombra os empreendedores \u00e9 o desconhecimento de novas t\u00e9cnicas e de como aplic\u00e1-las.

A nova era do Varejo, conhecida como Varejo 4.0, concilia as tend\u00eancias da internet com o mundo real para aprimorar a experi\u00eancia de compra e o relacionamento com o cliente. Agora, acompanhar o comportamento do p\u00fablico da sua empresa \u00e9 a chave para reinventar suas estrat\u00e9gias de venda.

O Varejo 4.0

Esse novo modelo veio para mudar a proposta de valor do seu neg\u00f3cio e estabelecer um diferencial competitivo no mercado, utilizando as tecnologias para agilizar a coleta de informa\u00e7\u00f5es do seu p\u00fablico. Compreendendo os h\u00e1bitos dos clientes, voc\u00ea consegue identificar qual o meio que eles usam para fazer compras.

Atualmente, os consumidores n\u00e3o buscam apenas por um produto de qualidade; eles querem aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, comparar, ser reconhecido, levar o produto, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. A tecnologia e o mundo real se misturam para criar v\u00ednculos emocionais e sociais com os clientes. O meio digital \u00e9 usado como canal de aux\u00edlio na compra, e a loja f\u00edsica aprimora essa experi\u00eancia.

Desafios

Para o consultor em tecnologia, processos e transforma\u00e7\u00e3o, F\u00e1bio Hideke, \u00e9 preciso aceitar que essa nova era chegou no mundo dos neg\u00f3cios para ficar. \u201cO maior desafio n\u00e3o \u00e9 nem entender a tecnologia ou ter acesso a ela, pois isso ser\u00e1 cada dia mais f\u00e1cil e barato. Mas, sim, sair da nega\u00e7\u00e3o e do medo do desconhecido para ser um explorador de um mundo em transforma\u00e7\u00e3o\u201d, afirma.

O percentual de vendas pela internet est\u00e1 aumentando cada vez mais em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s vendas em lojas f\u00edsicas porque as pessoas dificilmente saem da sua rotina para ir atr\u00e1s de um produto espec\u00edfico. Para aplicar o Varejo 4.0 \u00e9 preciso lembrar das duas tend\u00eancias desse novo modelo de neg\u00f3cio: a tecnol\u00f3gica e a comportamental.

A tecnol\u00f3gica pensa em promover experi\u00eancia de uso dos produtos, melhorar a intera\u00e7\u00e3o com os clientes e poss\u00edveis estrat\u00e9gias de oferta de produtos certos, para a pessoa certa, no momento certo. J\u00e1 a comportamental, foca no compartilhamento. Cada vez mais, os consumidores est\u00e3o preocupados com as quest\u00f5es sociais e ambientais. Ou seja, as pessoas querem ter acesso \u00e0 informa\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o a posse de um produto qualquer, sem valor.

Como aplicar Varejo 4.0 no meu empreendimento?

Para conseguir informa\u00e7\u00f5es pessoais do seu consumidor, com o consentimento deles, voc\u00ea deve ser transparente e estabelecer pol\u00edticas de relacionamento para coletar e analisar de forma cont\u00ednua o estilo de vida deles. Veja alguns exemplos que podem ser aplicados no seu empreendimento para tornar mais f\u00e1cil essa coleta de dados:

  • Wifi: ofere\u00e7a de gra\u00e7a, mas pe\u00e7a um cadastro em troca. Por meio desse cadastro voc\u00ea pode estruturar um programa de fidelidade, envio de ofertas e promo\u00e7\u00f5es, por exemplo.
  • Beacons: esses aparelhos de proximidade emitem informa\u00e7\u00f5es por bluetooth nos smartphones cadastrados. Com esse recurso voc\u00ea pode identificar um cliente registrando suas a\u00e7\u00f5es no estabelecimento, qual o tempo gasto dentro da loja e o que comprou.
  • C\u00e2meras com sensores de calor: mais utilizadas em shoppings, lojas, mercados e aeroportos, consegue mapear o caminho que o consumidor fez ao entrar na loja e qual o local onde permaneceu por mais tempo.
  • Aplicativo com geolocaliza\u00e7\u00e3o: entrar em um estabelecimento e receber notifica\u00e7\u00f5es com informa\u00e7\u00f5es de produtos e as ofertas do dia. Esse exemplo \u00e9 muito usado nos aeroportos para informar aos usu\u00e1rios as \u00e1reas de embarque, caf\u00e9s e os balc\u00f5es das companhias a\u00e9reas.

Lembre-se que tamb\u00e9m \u00e9 importante ter um estabelecimento com design diferente e agrad\u00e1vel, al\u00e9m de promover a sua marca transmitindo os valores da empresa por meio de informa\u00e7\u00f5es e hist\u00f3rias nas redes sociais.

Fonte: Sebrae SP

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