Tecnologia para produtividade

O momento da economia brasileira ainda \u00e9 desafiador para todos os empres\u00e1rios e talvez ainda mais para os varejistas. Sem d\u00favida, a recente crise dividiu as empresas profissionais das amadoras, as produtivas das ineficientes e as mais fortes das que fecharam. Entre os fatores que colocam press\u00e3o nos neg\u00f3cios, podemos destacar:

Shoppings \u2013 o custo de ocupa\u00e7\u00e3o para muitas opera\u00e7\u00f5es gira em torno de 20% do faturamento. Os custos de condom\u00ednio est\u00e3o acima da infla\u00e7\u00e3o em muitos empreendimentos e colaboraram para tornar essa a maior linha de custo para muitos neg\u00f3cios (ap\u00f3s apenas custo de produto);

Tributos \u2013 a elevada carga tribut\u00e1ria que n\u00e3o d\u00e1 sinais de queda (mesmo com as mudan\u00e7as no Simples) faz com que muitos empres\u00e1rios tenham seus neg\u00f3cios inviabilizados a partir de um determinado patamar de faturamento, devido ao modelo tribut\u00e1rio menos punitivo;

Pessoas \u2013 por vezes est\u00e3o pouco preparadas ou passam por processos de sele\u00e7\u00e3o n\u00e3o t\u00e3o elaborados. Podem apresentar produtividade muito baixa, elevando os custos que s\u00e3o impulsionados pela impossibilidade de jornadas mais flex\u00edveis, conforme a demanda do varejo;

Concorr\u00eancia \u2013 n\u00e3o para de aumentar com a chegada de empresas internacionais a todo momento, cria\u00e7\u00e3o de novos canais, shopping e marcas.

A informalidade do passado permitiu a exist\u00eancia de opera\u00e7\u00f5es muito ineficientes e com baixo n\u00edvel de profissionalismo. Tudo isso fez com que muitos empres\u00e1rios n\u00e3o precisassem desenvolver pr\u00e1ticas modernas de gest\u00e3o apoiados em um modelo artificial de resultados. Felizmente, isso acabou!

Nesse novo e concorrido cen\u00e1rio, entram dois fatores n\u00e3o s\u00f3 de diferencia\u00e7\u00e3o, mas de sobreviv\u00eancia para muitos modelos de neg\u00f3cio: produtividade e efici\u00eancia. O primeiro pode estar associado ao melhor aproveitamento do capital, dos recursos humanos e do espa\u00e7o de loja. e rent\u00e1vel: entre algumas das in\u00fameras pr\u00e1ticas que podem tornar o neg\u00f3cio mais eficiente, produtivo e rent\u00e1vel, est\u00e3o:

Novos canais integrados \u2013 poucas marcas t\u00eam a for\u00e7a de ditar onde o consumidor ir\u00e1 comprar e precisa estar presente em m\u00faltiplos pontos de contato. O processo de compra atual \u00e9 muito mais complexo que o do passado e as intera\u00e7\u00f5es digitais s\u00e3o respons\u00e1veis por uma parcela significativa da compra, inclusive nas lojas f\u00edsicas. As oportunidades v\u00e3o desde o aumento real de vendas para consumidores digitais at\u00e9 o melhor aproveitamento de estoques com uso de diferentes fontes de abastecimento;

Gest\u00e3o de Mix e Compras \u2013 o capital no Brasil custa muito caro e os investimentos em estoque n\u00e3o podem ser feitos de maneira emocional. Ferramentas de an\u00e1lise associadas a inteligentes processos de como OTB (Open to Buy), metas de margem, an\u00e1lise de giro e remarca\u00e7\u00e3o preventiva far\u00e3o com que a rela\u00e7\u00e3o entre o dinheiro investido em estoque e a venda gerada seja muito melhor;

Mobile checkout \u2013 um dispositivo de venda que seja capaz de gerar informa\u00e7\u00f5es, recomenda\u00e7\u00f5es, orientar a venda, consultar estoques e processar pagamentos pode ser uma importante arma contra a falta de treinamento dos times e \u00e0s fracas experi\u00eancias de compra. Mais do que um eliminador de fila, boas solu\u00e7\u00f5es de mobilidade s\u00e3o fatores decisivos capazes de elevar a produtividade de times de loja;

Motor de Promo\u00e7\u00e3o \u2013os consumidores est\u00e3o cada vez mais disputados, e t\u00eam seu processo de compra orientado ao pre\u00e7o. Neste caso, um bom dinamismo promocional pode ser importante tanto para o aumento de vendas quanto para a fideliza\u00e7\u00e3o. Hoje, boas ferramentas de motor promocional entendem a conviv\u00eancia entre m\u00faltiplas promo\u00e7\u00f5es, gerindo as regras e fazendo com que o processo de pagamento seja muito mais fluido e seguro \u2013sem limitar a criatividade dos times de marketing para criar cen\u00e1rios atrativos de consumo.

Muitas outras ferramentas como pain\u00e9is de indicadores de performance, algoritmos de planejamento de compra, plataformas de e-learning, portais de comunica\u00e7\u00e3o, vale-presentes, programas de fidelidade e tantos outros s\u00e3o recursos facilmente dispon\u00edveis hoje para que varejistas considerem pr\u00e1ticas modernas de gest\u00e3o e possam diagnosticar oportunidades de melhoria em seus processos, tornando-se mais produtivos.

Fonte: Linx Sistemas

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